fbpx

 

Metodologia

Metodologia

A Insight Languages respeita a forma de aprender de cada pessoa. Por isso, além de acompanhar constantemente as novas tendências de ensino do idioma inglês, observamos o aprendizado de cada um de nossos alunos individualmente. Pois, para garantir um aprendizado eficiente, é preciso aplicar as melhores técnicas de ensino de acordo com o perfil dos alunos. 

Mas você sabe o que é um insight? É quando uma ideia surge de repente e naturalmente, sem muito esforço lógico. É algo que acontece espontaneamente e instintivamente. Aqui na Insight Languages acreditamos que uma nova língua pode ser assimilada através de pequenos insights, que começam a ocorrer desde o primeiro contato com o novo idioma. Por exemplo, é assim que você aprende, sem perceber, palavras de uma música em inglês, ou expressões usadas em um filme ou série. Mesmo sem estudar você pode deduzir o significado de uma palavra e se lembrar dela pra sempre.

Então o objetivo fundamental dos professores da Insight é encontrar, junto com o aluno, os gatilhos de seu aprendizado e a melhor forma para praticar. Quando motivado corretamente, o aluno naturalmente se lembra dos insights e consegue aplicar o conhecimento em conversas, textos, e outras formas de comunicação. Consequentemente, a fluência no idioma ocorre conforme essas conexões se tornam intuitivas e cada vez mais rápidas, até que a pessoa passa a “pensar no idioma estrangeiro”.

Dessa forma, a metodologia da  Insight Languages busca criar oportunidades onde o aluno reconhece padrões linguísticos e os experimenta de uma forma produtiva. Em um ambiente sem pressões, mas de forma desafiadora, o aluno se sente a vontade para criar, cometer erros, repetir, perguntar e aprender. Para tanto, consideramos 3 áreas essenciais para o processo de aquisição de linguagem e domínio de um idioma.

 

1 – Aspectos emocionais:

O aspecto emocional é um fator importantíssimo no processo de aquisição de um segundo idioma. E, infelizmente, muitas pessoas passam por experiências quase traumáticas ao tentar se comunicar em inglês, por exemplo. Consequentemente, desenvolvem vergonha, medo de errar, auto cobrança, nervosismo, ansiedade… Por isso aplicamos técnicas que visam criar sentimentos mais positivos em relação ao aprendizado,  como superação, satisfação, auto realização, orgulho de si, independência, sucesso e inclusão. A nossa metodologia utiliza dinâmicas de ensino que estimulam essas emoções e motivam a criatividade durante todo o processo de aprendizado.

2 – Contexto:

Outro aspecto essencial para se alcançar a fluência em determinado idioma é o conhecimento sobre a cultura do seu país de origem. Além de contextualizar a linguagem, esse é um meio de promover insights através dos interesses de cada aluno. Por isso geografia, história, arte, gastronomia e outros conhecimentos gerais estão sempre presentes nas nossas aulas. Além de contribuir para a compreensão linguística, ainda ajuda no processo de memorização e internalização do idioma.

3 – Aspectos linguísticos:

Finalmente, não podemos deixar de considerar a parte estrutural do idioma, como a gramática, o vocabulário, a ortografia, a pronuncia das palavras. Em muitas situações, especialmente no âmbito profissional e acadêmico, erros linguísticos não são bem vindos. Através do equilíbrio ideal entre a zona de conforto e a capacidade para desafios, garantimos a o progresso constante de cada aluno.