fbpx

 

Quando eu comecei a minha jornada em inglês, lá na década de 80, estudar inglês era algo muito difícil e caro. Não existia a internet nem os recursos tecnológicos que temos hoje! Então, não existiam sites com exercícios de inglês grátis. Mas hoje tudo mudou! Agora você pode escolher entre milhares de recursos, ferramentas e canais para estudar inglês sem gastar nada.

Claro que com o acompanhamento de um professor o aprendizado é muito mais rápido e certeiro. Acredite, além da minha experiencia como professora, eu também experimentei estudar francês e mandarim utilizando esses programas, mas senti falta de uma pessoa para interagir comigo, tirar minhas dúvidas e me dar um feedback.

Por outro lado, essas plataformas servem como um excelente complemento para que está estudando inglês e busca fontes extras de exercícios para praticar. Ou, para quem está curto de grana mas tem disposição para estudar.

O que eu estou usando muito agora

  • https://test-english.com/  – Esse  site foi uma dica da teacher Natália! Ele é muito organizado e segue o mesmo esquema de níveis que utilizamos aqui na escola! Os exercícios de nível básico utilizam um vocabulário adequado e que possibilita mesmo o aluno mais iniciante a se aventurar na prática sozinho. Isso ajuda o aluno a aumentar o seu repertório de palavras a medida que vai fazendo os exercícios.

Para quem está no nível básico

  • https://www.inglesonline.com.br/exercicios-de-ingles/ – O legal desse site para quem está começando é que ele é inteiro em português. Pois, uma das dificuldades para encontrar sites grátis para estudar inglês para quem está no nível básico é entender o que está escrito no site, as instruções, as explicações de gramática, enfim. Além disso, os exercícios são divididos em pontos gramaticais, tempos verbais, vocabulário. Tudo bem bem fácil de encontrar!

 

Nível intermediário

  • https://www.perfect-english-grammar.com/grammar-exercises.html – Neste site o aluno vai encontrar um lista com centenas de atividades organizadas em tópicos gramaticais. Os exercícios não são muito variados, mas a repetição ajuda na memorização das estruturas.
  • https://www.esl-lounge.com/student/ – Neste site você escolhe os exercícios por nível. O legal é que os exercícios são mais variados e seguem uma lógica parecida com questões de provas de proficiência. Assim, o aluno já desenvolve o raciocínio para realizar esse tipo de exame.

 

Para treinar listening, reading and writing

  •  https://learnenglish.britishcouncil.org/  –  Este é um dos melhores sites grátis para estudar inglês e quem é meu aluno com certeza já conhece. Ele traz um material riquíssimo, com explicações de gramática do nível básico ao nível avançado, através de vídeos, textos e exercícios de compreensão e retensão de vocabulário. Além disso, ele tem uma sessão voltada para inglês de negócios que pode ajudar muito quem precisa do “business English”.
  • https://www.bbc.co.uk/learningenglish/ – Este canal segue a mesma linha do British Council, com vídeos e exercícios. Vale lembrar que ambos os sites são em inglês, então você precisa ter um certo conhecimento do idioma para navegar no site e encontrar o que procura.

 

Grammar level hard

  • https://www.learngrammar.net/practice – O mais legal desse site é que quando você erra algum exercício, ele oferece uma explicação na hora. Assim você entende porque errou e fica mais fácil aprender e melhorar.
  • https://www.englishpage.com/ – A maioria dos exercícios aqui é de múltipla escolha, e isso pode ficar um pouco chato. Por outro lado, a repetição é importante para você aprender e o vocabulário utilizado é bastante diverso.

 

Preparação para provas de proficiência

  • https://insightlanguages.com.br/proficiency-exams/ – Neste link você encontra guias específicos para os mais importantes exames de proficiência.  Os melhores exercícios de inglês grátis,tudo separado por habilidades: escrita, oral, auditiva e leitura.

 

 

 

 

 

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print