fbpx

Como se preparar?

Sabe qual é a melhor noticia para quem precisa se preparar para uma prova de proficiência em inglês para mestrado ou doutorado? É que a maioria das provas exigem as respostas em português. Isso significa que você vai ler um texto em inglês e responderá as questões, que podem ser objetivas ou dissertativas, em português.

Para quem é fluente em inglês, esse fato não faz tanta diferença! Basta treinar a leitura e realizar alguns simulados que a prova está garantida! Já para quem ainda não domina o idioma, é muito mais tranquilo fazer uma dessas provas do que realizar um dos temidos testes de proficiência to TOEFL ou da Cambridge. Afinal, aqui o candidato não precisa falar ou entender inglês falado para ir bem na prova.

Por outro lado a leitura é fundamental! Então se você não é muito chegado em leitura, pode a se preparar. A maioria dos textos são bem grandes e as provas costumam, é claro, apresentar algumas pegadinhas de gramática que confundem a interpretação.

Por isso, o método mais eficaz para se preparar para essas provas é através do inglês instrumental! Essa metodologia é bastante específica pois ela trabalha apenas uma das habilidades linguísticas, nesse caso a leitura. Portando ela foca na identificação de palavras chaves e estruturas essenciais do idioma e ensina como aplicá-los na interpretação de textos.

As nossas dicas para você se preparar

Um dos exames mais utilizados é o TEAP, aplicado pela instituição TESE PRIME. Mas as dicas para se preparar são as mesmas para a grande maioria dos exames de proficiência em inglês para metrado e doutorado.

  • Domine a técnica de leitura.
  • Amplie seu vocabulário de uma forma construtiva para facilitar a memorização.
  • Caso você não tenha domínio do idioma, busque um profissional capacitado para ensinar esse tipo de inglês instrumental. As técnicas para ensinar leitura em inglês são bem diferentes das utilizadas para o ensino da fala.
  • Caso você já tenha domínio do idioma inglês, treine! Conheça os tipos de questões presentes na prova e pratique!
  • Se a sua prova tiver questões dissertativas, treine a sua habilidade de escrever, mesmo que seja em português.

Modelos de provas de proficiência em inglês para mestrado e doutorado

Sabe qual é a melhor forma de se preparar? Treinando! Por isso vamos disponibilizar aqui alguns links de provas de proficiência passadas para você praticar!

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO (FUVEST)

Prova 1 Prova 2

SIMULADO OFICIAL TEAP COM RESPOSTAS

Clique para acessar

PROFICIÊNCIA EM IDIOMA INGLÊS PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFMG

Acesse aqui

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Acesse aqui

Quer praticar mais?

Entre em contato com a gente e agende uma aula experimental gratuita!

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print