KPOP
By teacher Natália
Como toda teacher que mantém contato com os públicos pré-adolescente e adolescente posso dizer que me encontro cercada de conhecimento de um mundo que já deixei de acessar há bons anos. Frases de efeito, vídeos virais e memes populares me são mostrados com frequência.
Foi entre essas e outras que me foi apresentado o gênero musical asiático, mais especificamente sul-coreano, chamado KPop. A pronúncia se dá como o K em inglês: “Kei”. Pesquisando sobre o estilo, me surpreendi ao constatar a existência de uma enorme gama de “boy bands”, assim como de “girl groups” muito populares.
Sobre as bandas
O número de integrantes é variável e são raros os grupos mistos. As canções contam com temas, em sua maioria, de relacionamentos amorosos. O ritmo é similar ao Pop americano, com o qual temos contato desde o século passado. Entretanto o encantamento extra fica a cargo das coreografias intrincadas ,envolventes e impressionantemente sincronizadas, que faz com que as pupilas dos expectadores e admiradores se dilatem a cada movimento.
Aos que desejarem saber as origens do fenômeno, a Netflix lançou recentemente um documentário em diferentes episódios, chamado “Explicando”. Um deles trata o Kpop. Vale lembrar que podemos sempre treinar inglês! Assista tudo o que for possível com áudio original e legendas em inglês, hein?
Aos interessados, o link do programa: https://www.netflix.com/br/title/80216752
KPOP e a língua inglesa
Mas qual seria relação desses grupos, que estão cada vez mais ganhando fãs ocidentais, e a língua inglesa?
A presença de palavras e frases no idioma anglo-saxão que tanto amamos é constante em todas as canções. Basta ter a curiosidade de ouvir uma música ou assistir a um clipe de um dos grupos na internet. Lá estarão os cantores dando o seu melhor para cantar no idioma que domina o mundo.
Há, inclusive, uma forte cobrança para que os integrantes desenvolvam suas habilidades na língua Inglesa. Assim os fãs ocidentais podem apreciar mais suas entrevistas, o que ajuda ainda mais a expansão da fama dos grupos KPOP. Eles podem ser propagandeados ao redor do mundo a medida em que se tornam acessíveis, através do uso do Inglês.
Para melhorar ainda mais nosso estudo/diversão, contamos com subtítulos em inglês das letras das músicas, para sabermos ao menos a mensagem que os grupos desejam passar com seus hits.
Teacher´s favourites
Entre os 5 mais populares na Coréia do Sul estão : Super Júnior, Bigbang, Girls Generation, EXO e por último, porém não menos importante (principalmente para a teacher que vos escreve) BTS. Notaram como o nome dos grupos é em inglês ou remete ao idioma?
E para quem quer saber o porque do favoritismo com o BTS, deixo o link da mais nova canção (lembrando do exercício que pode ser feito: tentar identificar as palavras e expressões em inglês para depois checa-las).
Acesse “Fake Love” :https://www.youtube.com/watch?v=udTrJchAuwQ e apaixone-se!
E se você gostou desse artigo deixe seu comentário!