fbpx

Quanto tempo demora para aprender inglês?

Acho que essa é uma das perguntas mais frequentes que escuto. Por isso resolvi escrever esse post para não haver mais dúvidas sobre quanto tempo VOCÊ vai demorar para aprender o SEU inglês! Acredite, pode ser muito mais rápido do que você imagina! Primeiramente, acredito que cada um tem seu próprio tempo para aprender as coisas. Além disso, cada pessoa tem um propósito quando decide aprender inglês. Por exemplo, um diálogo em um hotel requer menos recursos linguísticos do que discutir projetos de engenharia com equipes de vários países do mundo, ou fazer um exame de proficiência. Tudo depende do que você quer, ou precisa, fazer em inglês! Mas antes de escrever aqui, eu fui ler um pouco mais a respeito do assunto. E encontrei muita coisa interessante e surpreendente sobre quanto tempo demora para aprender inglês!

Sobre aprender um idioma em geral

Primeiro, eu descobri que existe uma classificação “oficial” sobre a dificuldade de cada idioma! E claro que Português e inglês estão na categoria mais fácil! Já no outro extremo, chinês, japonês e coreano fazem parte dos idiomas mais difíceis para se aprender. Aliás, existem até estudos sobre o o tempo que demora para aprender um idioma, realizados por uma agência da CIA (The US Department of State´s Foreign Service Institute, FSI).

Você sabia que demora entre 12.000 e 15.000 horas para aprender a nossa língua materna? Imagine, cerca de 4 anos! Mas, para aprender um novo idioma pode levar algo entre 300 e 5000 horas! 

Então, além do tipo de proficiência que você precisa ter, ainda resta a questão de quantas horas você pode se dedicar para aprender o idioma! Consegue fazer um intensivo ou tem apenas poucas horas por semana para estudar?

 

E para aprender inglês?

Há divergências! Tem curso que promete a fluência em apenas 200 horas, outros afirmam que é necessário cerca de 800 horas ou mais. Mas na verdade, o tempo que demora para aprender inglês depende do inglês que você quer falar! Por exemplo, se você precisa de apenas um curso específico, como inglês instrumental ou inglês para atendimento turístico, é possível atingir o seu objetivo em até menos de 200 horas. 

Além disso, algumas pessoas podem aprender mais rápido do que outras. Motivação, estudos, dedicação, bons professores, bons livros, boas dicas, boas experiências, dom, talentos, viagens, conhecimento, esforço, frequência, atenção … Tudo isso vai influenciar o seu contato com o novo idioma dentro e fora da sala de aula! Por exemplo, uma pessoa que assiste filmes dublados vai demorar mais horas para aprender inglês do que uma pessoa que assiste filmes legendados. Quanto mais você se conecta, mais rápido você aprende. Simples assim!

Como se conectar com o idioma?

Em primeiro lugar, você deve buscar canais de comunicação relacionados ao idioma inglês. Sites, filmes, música e até mesmo a sua agenda. Cada segundo conta! Quando você foca sua atenção em algo você tem mais chances de se lembrar! Imagine que você está na rua e vê um outdoor com algo escrito em inglês, ou no aeroporto, onde praticamente tudo está escrito em inglês e português. Essas são situações quando você deve parar e refletir no significado das palavras, pois isso conta como tempo de estudo. Vale tudo gente: OFF, delivery, ON, fast, print, sale, wifi … Você já percebeu como tem um monte de vocabulário em inglês por aí?

 

O que fazer para aprender inglês mais rápido?

 

Por fim, não importa quantas horas você ainda precise para aprender inglês, você ainda pode diminuir esse tempo!

  • Assista filmes com áudio em inglês, se conseguir coloque as legendas em inglês também.
  • Leia livros, sites, blogs, revistas em inglês.
  • Escute podcasts e músicas, procure aprender as letras das suas  músicas favoritas.
  • Faça sua tarefa de casa para reforçar o conteúdo da aula e ajudar a sua memória.
  • Faça um intensivo.

Além disso, procure alguém para conversar, faça amigos, jogue video games, participe de forums. Já conheci até uma pessoa que ligava no 0800 da Disney pra treinar o speaking!!! E vale sempre  procurar um bom professor! Um profissional adequado, com certeza tem didáticas, dinâmicas e dicas para acelerar o processo do seu aprendizado!

Já mudou o setting do idioma do seu celular para English? 😉

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print